HOME > Programas > Comunidade Terapêutica

Programa Comunidade Terapêutica

A pedra basilar do programa, a Psicoterapia Intensiva, é formada por um conjunto de espaços terapêuticos, dos quais destacamos:

  • Grupo de Encontro, PBSP (Pesso Boyden System Psychomotor),
  • Psicodrama Psicanalítico de Grupo,
  • Grupos de Sexualidade,
  • Pequenos Grupos e Seminários, executados por um corpo clínico altamente especializado, onde a realização/participação nos espaços terapêuticos, representa um aspecto fundamental no tratamento do utente.

O programa de tratamento na comunidade é constituído por quatro fases, com objectivos específicos individualizados a cada utente, culminando na fase de pré-alta, com a implementação de um projecto de vida pessoal e profissional, através de formação profissional e respectiva integração no mercado de trabalho, trabalho este feito em conjunto com outras estruturas sociais que apoiam o nosso projecto.


O dia-a dia

O dia-a-dia na comunidade é orientado por um plano diário, onde constam os horários das actividades a realizar, como por exemplo, higiene, refeições, desporto, psicoterapia, tarefas domésticas e de gestão organizativa, tempos livres e de lazer, entre outros. Esta planificação vai ao encontro do que é viver em sociedade, da qual os nossos utentes estavam desintegrados.

Integração do utente

No tratamento a pessoa tem a possibilidade de fazer uma aprendizagem de vários papéis emocionais diferentes dos que se habituou, treinar novas competências, valorizar a sua formação profissional e pessoal, tudo no sentido de promover uma integração do utente e de promover a saúde do ponto de vista individual, pública e laboral.

Processo psicoterapêutico

Para estas pessoas lidar com a vida afectiva e emocional é por vezes demasiado assustador pois, têm a fantasia de que a dor as pode consumir ou que a zanga as torne destrutivas. Neste contexto é fundamental a realização de um processo psicoterapêutico que contenha estas angústias e possibilite um contacto com a realidade, que baliza a vida emocional potenciando as capacidades de cada um para uma vida mais saudável.