HOME > Quem Somos > Apresentação

O Programa Terapêutico “Lugar da Manhã”, com dezoito anos de existência e uma experiência consolidada é, neste momento, responsável pela Recuperação e Reinserção Social de muitos utilizadores de drogas. Desde o início do Programa até aos dias de hoje a margem de sucesso, relativamente às pessoas que saíram da Comunidade Terapêutica com Alta Clínica, é da ordem dos 80%.

Este programa encontra-se enquadrado numa IPSS (Instituição Privada de Solidariedade Social), a APACCF, pelo que não possuímos qualquer fim lucrativo. Pelo contrário temos tentado investir na qualidade e na formação dos nossos técnicos, o que, pensamos, tem contribuído sobejamente para os resultados que temos vindo a obter e a melhorar a cada ano de existência.

O programa “Lugar da Manhã” é constituído por três unidades distintas e complementares: a Casa de Entrada, a Comunidade Terapêutica e a Casa de Saída, em que as duas primeiras possuem acordos com o Ministério da Saúde e a Casa de Saída com a Segurança Social.

O nosso modelo multi-modal e integrado dá respostas aos diversos contextos do mundo moderno. A análise detalhada da origem dos nossos utentes, a decisão conjunta com eles, as respostas adaptadas à realidade das empresas/instituições que nos enviam pessoas para tratamento, representa um esforço integrado de um trabalho em rede, que está presente no início, no durante e no fim do tratamento.

A palavra integrar surge aqui como uma estratégia essencial no tratamento do utente, integrar é pois adaptar o tratamento às necessidades do indivíduo.

Com este trabalho conjunto iremos responder a um maior número de utilizadores de drogas e suas famílias, e poderemos todos usufruir dos serviços prestados pelo nosso Programa.

 

O Director Clínico
Dr. Carlos Fugas