HOME > Formação > PBSP

PBSP (Pesso Boyden System Psychomotor)


O que é? | Em Portugal | Pré-inscrição On-line

O que é?

A PBSP (Pesso Boyden System Psychomotor) é uma técnica psicoterapêutica criada por Al Pesso, terapeuta norte-americano de renome mundial e por Diane Boyden sua colega e companheira.

Trata-se de uma abordagem que estabelece novas memórias simbólicas que funcionam como um antídoto em situações traumáticas ou decididas pelo cliente. Através do envolvimento psico-emocional e corporal, efectuado através da representação, instala-se uma nova memória criada na estrutura, nome dado à sessão de terapia na PBSP, que funciona como contraponto à experiência do passado, traduzindo-se numa renovada esperança e numa acalmia das tensões psicológicas.

A terapia psico-motora vê o corpo e a mente como um todo indivisível. Suportada pelas novas descobertas da neurociência, esta técnica fortalece a capacidade de decisão do paciente (empowerment), de uma forma suave mas eficiente. A importância atribuída ao passado remoto aparenta esta abordagem com a corrente psicodinâmica da qual recolhe importantes influências teóricas.

As privações precoces na criança, visíveis na insatisfação de uma ou várias necessidades básicas, como as de lugar, protecção, apoio, alimento e limites, manifestam-se no adulto como “emoções congeladas”, por vezes inacessíveis à consciência. Emoções negativas como a tristeza, desespero, medo, preocupação excessiva, raiva e outras, podem, se forem incompreendidas, tornar-se obstáculos à concretização de uma vida saudável e feliz.

Exercícios especiais, desenhados para melhorar a consciência da poderosa interacção entre o corpo e a mente, introduzem o participante de uma forma gradual, não ameaçadora e respeitante da individualidade, na lógica da “mente do corpo”, unificando a experiência do verbal e não verbal.

A técnica de Role-Playing, conhecida como “estrutura”, visa a criação de novas memórias, que possam contrabalançar os aspectos negativos e por vezes mesmo traumáticos do passado. O Passado, em si, não pode ser mudado e existe como memória subjectiva dos acontecimentos ou das relações entre os protagonistas da vida interna do sujeito. Não sentir-se validado(a) no passado pode resultar em desligamento e solidão. Pondo questões e sabendo observar congruências e discrepâncias entre as dimensões verbal e não verbal do discurso, o terapeuta alia-se ao “piloto” da mente consciente do paciente /cliente , criando no palco as personagens que representam as figuras reais do passado e do presente, externalizando a trama de relações e bloqueios presentes no mundo interno.

O terapeuta não impõe a sua visão do mundo ao paciente/cliente, pelo contrário, através da relação empática e usando, tanto quanto possível, as suas próprias palavras (do paciente/cliente), facilita a descoberta, feita pelo próprio, de novas conotações e formas de expressão.

Conheça melhor a técnica psicoterapêutica no site internacional em:

www.pbsp.com

 

Em Portugal

Pesso Boyden System Psychomotor (PBSP), uma abordagem psicoterapêutica com futuro, agora em Portugal. Al Pesso, fundador da PBSP, iniciou a formação de terapeutas Portugueses e Espanhóis na técnica que descobriu nos EUA.

Organizado pelo programa O Lugar da Manhã, o primeiro curso de formação em PBSP, iniciou-se em Lisboa a 5 de Maio de 2007 e terminou em Março de 2010, sob orientação do próprio fundador Al Pesso (formador principal) e com a participação do Psiquiatra Holandês Lowijs Perquin.

A PBSP tem sido aplicada com sucesso em vários países, nomeadamente EUA, Holanda, Alemanha, Inglaterra, Israel, República Checa, Brasil e mais recentemente na República Democrática do Congo através da formação de profissionais para acompanhamento de pessoas traumatizadas pela situação de guerra que se viveu naquele país. Portugal e Espanha juntam-se agora ao role de países onde se aplica a PBSP, pela formação de profissionais de saúde mental com formação na técnica.

O curso com a duração de 3 anos foi um sucesso pelo que O Lugar da Manhã irá iniciar o segundo Curso de Formação em PBSP a 27 de Outubro de 2010, igualmente com a participação aberta a profissionais da área da saúde portugueses, espanhóis, franceses e italianos.


Pré-inscrição On-line

 O novo curso de Formação em PBSP irá iniciar-se a 27 de Outubro de 2010, com o 1º módulo de 5 dias, sendo formador o próprio Al Pesso, criador/fundador da técnica.

As inscrições são limitadas, efectuadas por ordem de chegada e sujeitas a processo de selecção.